Trainee – Escrita Científica

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Conteúdo das Aulas

#Dia 1 - Módulo Preliminar

Neste módulo, iniciaremos o curso de escrita científica do LAPISCO. O curso é sobre escrita científica, mas escrever artigos para periódicos é mais que colocar sentenças organizadas em um documento. Escrever um artigo é o auge de uma pesquisa, onde você consolida toda sua caminhada dentro de uma linha de pesquisa, em que você resume tudo que estudou de forma clara, objetiva e embasada. Então, iremos neste curso mais do que explicar como escrever artigos, iremos explicar todo o caminho dentro dessa caminhada, desde como você deve encarar seu problema, seus objetivos e como se manter dentro da área acadêmica de forma produtiva, principalmente evitando possíveis problemas. A caminhada até a publicação do seu artigo é composta por diversos diálogos, pois terá que conversar com diversos colegas, principalmente com seu orientador, revisores e editores do seu artigo e até mesmo sua banca de avaliação do seu trabalho (caso seja um artigo que irá gerar um TCC, monografia, dissertação ou tese). Ressalto que durante todos os módulos, evitei dar meu ponto de vista sobre os assuntos polêmicos, pois minha idéia é apresentar o meio acadêmico como um todo. Assim, pode escolher seu caminho acadêmico de forma mais segura, evitando problemas e sendo mais produtivo. Sendo assim, a aula de hoje é uma visão geral da sua caminhada, onde falo estas mesmas palavras para meus colegas e amigos no dia a dia. Entendam que este é meu ponto de vista de como vejo a área acadêmica, em que explicar todo o caminho é necessário para se chegar na escrita final da sua pesquisa.

#Dia 2 - Módulo sobre Terminologia Acadêmica

Neste módulo, iremos falar de forma breve sobre termos da área acadêmica que muitos demoram para entender e como empregar cada um da melhor maneira possível. A ideia central é ensinar os termos corretos e assim em uma conversa com seus parceiros e colegas todos estarão usando a mesma linguagem e assim não serão entendidos de forma errada ou terão falsa expectativa em cima das ações e pessoas. A aula de hoje será breve em relação às demais em quantidade de minutos, mas considerando que muitos ainda não viram a primeira, acreditamos que seja um bom momento de os atrasados verem a primeira e seguirmos juntos amanhã no conteúdo.

#Dia 3 - Módulo sobre Classificação de Periódicos

Neste módulo, iremos falar de como a área acadêmica avalia os periódicos (e até mesmo as conferências), em que será apresentado o conceito de Quartil usado em várias partes do mundo, bem como será apresentado o Qualis usado para avaliação dentro do Brasil, além de outras métricas associadas ao Qualis e de outras usadas ao redor do mundo como índice H, fator de impacto JCR, etc. Introduziremos a discussão sobre periódicos predatórios, open access, entre outras discussões relacionadas à esta temática. ⠀ Onde entra todos estes pontos na escrita científica? Se você não conhece o que você almeja fazer, nem sabe todos o tópicos relacionados do porquê submeter a um local e não submeter para outros, porque começar? Se não sabe para onde irá enviar seu artigo, como vai preparar seu artigo no mesmo patamar para que tenha possibilidade de ser aceito? Visando responder estas e outras perguntas, vamos para o conteúdo de hoje.

#Dia 4 - Módulo de Escrita Científica de Papers

Neste módulo, iremos falar do processo de escrita científica de fato, em que você começa a escrever apenas quando já sabe exatamente o que vai escrever, suas contribuições, para onde irá enviar seu artigo, em qual formato deve apresentar seus resultados, discussões e como deve dividir seu trabalho. A escrita de um artigo científico deve ser motivada por inovações e contribuições, em que estas devem ser embasadas pela ciência já realizada até o momento. Não esquecer nunca que a escrita do seu artigo é um diálogo muito maior que apenas com os autores que irão ler, visto que para chegar neste ponto, o diálogo deve ter sido bem sucedido com os editores e revisores. Vamos ao conteúdo de hoje: escrita científica de papers de forma produtiva, em que você deve fazer o certo desde o início, não porque seu orientador pediu, mas porque é assim que deve ser feito, e mesmo assim sempre terá o que poderia melhorar, imagina não fazendo deste modo.

#Dia 5 - Módulo de Introdução ao Latex (Editor de Texto)

Neste módulo, iremos falar da escrita de textos científicos usando um editor de texto voltado para produtividade, visto que passar mais da metade do tempo se preocupando com as normas, seja lá de onde for não é algo produtivo, não só pela perda de tempo real, mas pela quebra do bom fluxo de escrita, perda da inspiração e de tudo mais que faria você ter um momento produtivo e proveitoso ao escrever seu texto científico. Dito isso, irei apresentar o editor de texto mais difundido na área de exatas chamado Latex. No passado tinha uns conflitos de instalação e dificuldades de configuração, mas no mundo moderno ficou bem fácil acessar plataformas web, gratuitas para uso geral, o que tirou boa parte dos problemas iniciais para se entrar nesse mundo onde seu foco é o problema real de escrita e não a briga eterna com a “ABNT” (que estou citando pela fama, pois não deveria ser preocupação do cientista/pesquisador focar seu tempo nisso.) Vamos à aula de hoje: Introdução ao editor de texto Latex

#Dia 6 - Módulo com as Dicas do Coração

Bom, passamos da metade do treinamento, inclusive da parte principal sobre escrita cientifica, o que ainda não está dito tudo que importa para aumentar suas chances ao submeter seu artigo. Neste momento, posso falar alguns “detalhes” que não são tão superficiais assim, pois caso siga as instruções ditas até aqui com certeza seu trabalho terá grande potencial, entretanto sem tais detalhes ditos nesta aula de hoje com certeza irão perceber que seu artigo está precisando de ajustes grosseiros (major revisions no mínimo), podendo até mesmo ser negado de cara. O assunto da aula de hoje é uma lista de tópicos essenciais que você não pode deixar de fazer ao escrever seu artigo, principalmente porque tais detalhes vão definir quão bom será seu artigo e, principalmente, onde irá publicar o mesmo.

#Dia 7 - módulo de Conclusão do curso de Escrita Científica

Chegamos ao último momento deste treinamento, onde passo uma mensagem final embasada em tudo que foi dito em todas as aulas. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil aos interessados, e que possa dar apoio a quem está nessa jornada. Costumo dizer que quanto mais nós trabalhamos e nos dedicamos, mais parece que temos sorte e que o destino conspirou para algo dar certo. Então vamos lá aumentar nossa sorte, que não tem como sair coisa ruim onde tem trabalho, dedicação e energia positiva. Grande abraço, e desejo muita “sorte” para todos que chegaram até aqui.

CHAMADA Prévia PARA o curso

Neste vídeo, o Prof. Pedro Pedrosa, coordenador do LAPISCO, explica o porquê surgiu esse curso e porquê não deve perder cada uma das aulas. O curso é on-line, gratuito e está completo no Youtube no canal do LAPISCO.

Depoimentos sobre o curso - MEMBROs do LAPISCO

Prof. Dr. Carlos Barros, Professor UNILAB

Prof. MSc Leandro Marinho, Professor IFCE

MSc. Pedro Feijó, Doutorando UFC

BSc. Gabriel Maia, Mestrando IFCE

Prof. MSc. Fabrício Freitas, Doutorando UFC

Gabriely Rodrigues, Graduanda IFCE

BSc. Hercules Silva, Mestrando UFC

Adriel Gomes Marques, Graduando IFC

BSc. Daniel Santos, Mestrando IFCE

MSc. Suane Pires, Doutoranda IFCE

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