Monitor COVID-19 do LAPISCO-IFCE

Este projeto foi desenvolvido por pesquisadores do laboratório LAPISCO do IFCE visando apresentar dados em diversos níveis sobre o Corona Vírus (COVID-19), bem como apresentar visualizações destes dados que possibilitem analisar a situação de cada estado brasileiro em relação à esta pandemia que o mundo todo está inserido.

Dentre os gráficos apresentados estão diversas formas de visualização do histórico de cada estado, bem como gráficos de predição (linear, exponencial, etc) dos  próximos dias. Muitos deste gráficos apresentam visualizações em conjunto à diversos países visando utilizar os mesmos como referência para cada análise. Estas análises foram propostas por pesquisadores do LAPISCO na área de Ciência de Dados.

Um simulador da progressão do COVID-19 foi agregado à esta plataforma visando analisar o avanço natural desta epidemia caso não haja nenhuma intervenção de medidas de distanciamento social, bem como simulação com intervenção em uma única população com medidas de distanciamento social (ficando em casa). Neste simulador também é apresentada uma análise da capacidade hospitalar tendo em vista o sistema de saúde desta população em análise utilizando parâmetros como a gravidade da doença e taxa de crescimento para pacientes críticos que precisam de cuidados no nível da UTI e ventilação mecânica. Este simulador foi proposto e disponibilizado por Cappra Institute for Data Science sendo uma adaptação do modelo de epidemiologia SEIR criado pela Alison Hill.

Alguns dados restringem-se ao Ceará (como total por cidades, total e tipo de internamentos, faixa etária dos casos confirmados, etc) devido à transparência da Secretária de Saúde do Governo do Estado do Ceará.

Esta versão apresenta dados abertos de diversas fontes confiáveis que são atualizadas periodicamente, sendo estas detalhadas à seguir:

• Integrasus – Governo do Estado do Ceará
  • Painel Corona Vírus Ceará – Governo do Estado do Ceará