LAPISCO apresenta trabalho no SBIE 2018 entitulado O Uso de Redes Neurais Artificiais para Análise da Presencialidade em um Fórum LV (B1 em Computação)

Parabéns aos colaboradores do LAPISCO pelo artigo “O Uso de Redes Neurais Artificiais para Análise da Presencialidade em um Fórum LV” apresentado no XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018) que ocorreu em Fortaleza em Outubro de 2018, sendo este congresso B1 em Ciência da Computação.
Este artigo apresenta uma proposta para classificar os alunos de um fórum de discussão baseado na presentalidade, utilizando uma Rede Neural Artificial (RNA). O Multi Layer Perceptron RNA (MLP) foi aplicado a um banco de dados extraído dos fóruns do AVA Moodle de um curso de especialização que utiliza o Modelo de Avaliação LV. Após o treinamento e teste, temos na saída uma classificação dos alunos quanto à presença virtual no sistema. Como resultado, uma rede MLP foi obtida capaz de classificar os alunos e pode ser implementada em ambientes virtuais de aprendizagem.

DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1903